segunda-feira, 3 de março de 2014

Amigas Para Sempre Capítulo 9

Parte Dois
Os anos 1980
“Love Is a Battlefield”
Mágoa após mágoa, nós aguentamos
Nove
No final do segundo ano, Demi não tinha dúvida de que Joseph Jonas sabia quem ela era. Ela havia feito duas de suas disciplinas: jornalismo televisivo I e II. Qualquer que fosse a disciplina que ele desse, ela se inscrevia. O que quer que ele pedisse, ela fazia. Qualquer coisa. Sem pestanejar. O problema era o seguinte: ele não parecia reconhecer o talento dela. Os alunos haviam passado toda a semana anterior lendo notícias num teleprompter. Toda vez que ela terminava, olhava imediatamente para ele, que mal erguia o olhar das anotações. Pelo contrário, ele desfiava uma crítica como se estivesse passando uma receita a um vizinho aborrecido e então chamava:
– Próximo.
Dia após dia, semana após semana, aula após aula, Demi esperava que ele reagisse a seu evidente talento dizendo que ela estava pronta para a KVTS. Agora era a primeira semana de maio. Faltando apenas seis semanas para o fim do ano letivo, ela ainda esperava. Muitas coisas haviam mudado em sua vida nos últimos dois anos. Ela cortara os cabelos na altura dos ombros e estava de franja. Seu ícone de moda deixara de ser Farrah Fawcett-Majors e passara a ser Jessica Savitch. Os anos 1980 foram feitos para Demi: cabelos grandes, maquiagem colorida, tecidos brilhantes e ombreiras. Nada de cores suaves e estilo de menina de república para ela. Quando Demi chegava, as pessoas notavam. Exceto, é claro, Joseph Jonas. Mas isso estava prestes a mudar. Desta vez, Demi tinha certeza. Na semana anterior, finalmente acumulara créditos suficientes para se candidatar a um estágio na KVTS, a emissora de programação pública local instalada no campus. Havia se levantado às seis da manhã para que seu nome aparecesse em primeiro lugar na folha de inscrições. Quando recebeu o texto para o teste, foi para casa e o praticou incansavelmente, experimentando pelo menos uma dúzia de formas diferentes até encontrar o tom de voz que combinava de modo perfeito com a história. Fizera o teste no dia anterior. Tinha certeza de que fora aprovada. Agora, finalmente, havia chegado a hora de descobrir que vaga conseguira.
– Como estou?
Selena não levantou os olhos de Pássaros feridos.
– Incrível.
Demi sentiu uma pontada de irritação que já se tornara habitual. Às vezes bastava olhar para Selena para sentir o sangue subir à cabeça. Mal conseguia não gritar. O problema era o amor. Selena havia passado todo o primeiro ano sonhando com o tal Brandt de cabelos mal cortados. Quando os dois enfim saíram, foi uma decepção que terminou rápido. Mesmo assim, Selena pareceu não se importar. Durante a maior parte do segundo ano, ela saiu com Ted, que supostamente a amava, e depois com Eric, que certamente não. Selena ia de uma festa de república a outra e, embora nunca tivesse se apaixonado por nenhum dos panacas com quem saía – e com quem não fazia sexo –, falava sobre eles o
tempo todo. Nos últimos tempos, cada frase parecia começar com o nome de algum cara. Pior ainda, ela quase não falava em telejornalismo. Parecia bastante contente de ter aulas em outros departamentos. Sempre que uma das colegas da república ficava noiva, Selena corria para integrar o grupo de meninas que se derretiam diante do anel de noivado. Na realidade, Demi estava cansada. Continuava escrevendo reportagens que
o jornal da escola não publicava e rodando o edifício do canal de TV do campus, onde ninguém lhe dava uma chance, e, em meio a todo esse fracasso, quando ela precisava tanto do apoio da melhor amiga, Selena não parava de falar sobre o último cara com quem havia saído.
– Você nem olhou.
– Eu não preciso olhar.
– Você não sabe quanto isto é importante para mim.
Sel, por fim, olhou para ela.
– Você está ensaiando a mesma notícia há duas semanas. Até quando me levanto para fazer xixi no meio da noite, escuto você ensaiando. Acredite, já entendi o seu nível de fissura.
– Então por que está sendo tão indiferente em relação a isso?
– Eu não estou sendo indiferente. Apenas sei que você vai conseguir a vaga.
Demi sorriu.
– Eu vou conseguir, não vou?
– Claro que vai. Você é boa demais. Você será a primeira aluna de
penúltimo ano a ir ao ar.
– Desta vez o professor Jonas vai ter de admitir meu talento – falou Demi, jogando a mochila no ombro. – Quer ir comigo?
– Não posso. Vou me encontrar com o Josh para um grupo de estudos na biblioteca Suzzallo.
– Isso sem dúvida se encaixa na categoria de encontro chato, mas cada um sabe de si.
Demi pegou os óculos de sol em cima da cômoda e saiu do quarto.
O campus estava banhado pela luz suave do sol naquele dia de maio. Todas as plantas estavam florescendo e o gramado estava tão espesso e viçoso que parecia pedaços de veludo verde presos cuidadosamente embaixo de faixas de cimento. Ela caminhou com confiança até o prédio que abrigava a KVTS. Lá, fez uma pequena pausa apenas para ajeitar os cabelos cheios de spray e entrou no saguão silencioso de aparência utilitária. À esquerda havia um mural de recados repleto de avisos. Procura-se colega de quarto que goste de erva foi o primeiro que chamou sua atenção. Ela notou que todos os canhotos com o número de telefone haviam sido destacados, enquanto que o anúncio exatamente ao lado (Procura-se colega de quarto: preferência por cristão renascido) permanecia tristemente intacto. A sala 214 estava fechada. Nem sinal de luz embaixo da porta. Ao lado, havia um pedaço de papel preso ao mural. Vagas de estágio de verão /Departamento
Âncora-Notícias.............................Steve Landis
Previsão do tempo........................ Jane Turner
Marketing & Notícias locais ...... Gretchen Lauber
Esportes........................................Dan Bluto
Planejamento da tarde............... Eileen Hutton
Pesquisa/Checagem de informações.... Demi Lovato
Demi sentiu uma pontada de decepção, depois fúria. Abriu a porta com força e entrou no auditório escuro, onde ninguém podia vê-la, resmungando.
– Joseph Jonas, seu bundão fracassado. Você seria incapaz de reconhecer um talento mesmo se ele agarrasse o seu pinto minúsculo e apertasse…
– Imagino que esteja falando sobre mim.
Ela deu um salto com o som da voz dele.
Joseph Jonas estava a pouco mais de cinco metros dela, parado na escuridão. Os cabelos escuros estavam mais desalinhados do que de costume, com os fios caindo sobre os ombros. Ele se aproximou, passando os dedos pelas costas da cadeira à sua direita.
– Pergunte por que você não é estagiária do noticiário da noite, que eu respondo.
– Eu não dou a mínima.
– É mesmo?
Ele olhou para ela por mais um longo minuto, sem sorrir, então se afastou, desceu o corredor e subiu no palco. Ela podia manter o orgulho ou arriscar seu futuro. Quando tomou a decisão e saiu correndo, ele estava nos bastidores.
– Está bem… – falou, com a sensação de que a pergunta estava presa na garganta. – Por quê?
Ele deu um passo na direção de Demi. Pela primeira vez, ela notou as rugas no rosto do professor, as marcas de expressão nas bochechas. A luz fraca acentuava cada falha, cada buraco, cada marca na pele.
– Sempre que vem à aula, eu percebo que você escolheu as roupas com cuidado e dedicou muito tempo ao cabelo e à maquiagem. Agora ele a estava olhando, enxergando. E ela podia vê-lo também. Além dos cabelos desalinhados. Percebia a estrutura óssea que um dia fizera dele um homem tão bonito. Mas foram os olhos que a prenderam: castanhos e tristes, falaram às áreas vazias dentro dela.
– Ok. E daí?
– Você sabe que é bonita – disse ele.
Ele não gaguejou, falou sem desespero. Estava tranquilo e firme. Ao contrário dos meninos que ela conhecia em festas de república ou no campus ou nos bares, jogando bilhar, ele não estava embriagado nem desesperado por um amasso.
– Eu sou talentosa também.
– Um dia, talvez.
A forma como ele disse isso a irritou. Ela estava se preparando para dar uma resposta mordaz quando ele diminuiu a distância entre os dois. Tudo o que ela teve tempo de dizer foi um espantado “O que você…” antes de ele beijá-la.
Ao toque dos lábios dele, gentil, mas firme, Demi sentiu algo delicioso e suave desabrochar dentro dela. Sem nenhum motivo, começou a chorar. Ele deve ter sentido o gosto das lágrimas, porque recuou e franziu a testa.
– Você é uma mulher, Demi Lovato, ou uma menina?
Ela sabia o que ele estava perguntando. Por mais que tentasse esconder sua inocência, ele a havia percebido, sentido.
– Mulher – mentiu ela, com a voz ligeiramente trêmula no “m”.
E então ela entendeu, depois de apenas um beijo, que o que quer que houvesse para saber sobre sexo, seu patético estupro no meio do bosque não lhe ensinara. Embora não fosse virgem, de alguma maneira ela era algo pior, um reservatório de lembranças ruins e dolorosas. No entanto, com Joseph, pela primeira vez ela soube como era querer mais. Era assim que ela havia se sentido com Pat naquela noite também. Não. Aquilo era diferente. Ela estava muito longe de ser aquela menina desesperada e solitária capaz de entrar em qualquer bosque escuro para ser amada.
Ele a beijou de novo, murmurando “Que bom”. Desta vez, o beijo continuou e continuou, aprofundando-se até se tornar algo que a remexeu por dentro e fez com que ela se contorcesse de desejo. Quando ele começou a pressionar o quadril contra ela, acendendo um fogo no meio de suas pernas, ela havia se esquecido completamente de como era sentir medo.
– Você quer mais? – sussurrou ele.
– Quero.
Ele a pegou nos braços e a levou até um sofá quebrado encostado contra uma parede escura. Lá, ele a deitou sobre as almofadas ásperas e empelotadas e, gentilmente, começou a despi-la. Demi sentiu o sutiã se abrindo e a calcinha saindo como se estivesse longe dali. E o beijo dele continuava e continuava, alimentando o fogo dentro dela. Quando os dois estavam nus, ele se abaixou até o sofá e a abraçou. As molas cederam ao peso deles, rangendo em protesto.
– Ninguém nunca dedicou tempo a você, não é, Demi?
Ela viu o próprio desejo refletido nos olhos dele e, pela primeira vez, não sentiu medo nos braços de um homem.
– É isso que você vai fazer… dedicar seu tempo a mim?
Ele afastou os cabelos úmidos do rosto dela.
– Eu vou lhe ensinar coisas, Demi. Não era o que você queria de mim?
Demi levou quase duas horas para encontrar Sel. Ela começou a busca pelas mesas de estudo no porão da república. Em seguida, passou pela sala de TV e pelo quarto delas. Chegou até a conferir a varanda onde havia camas, que, no entanto, estava compreensivelmente vazia às quatro horas de uma tarde ensolarada de maio. Tentou a biblioteca da graduação e a seção preferida de Sel, depois a sala de leitura da pós-graduação, onde vários estudantes mais velhos com jeito de hippies pediram silêncio por ela apenas caminhar. Estava prestes a desistir quando se lembrou do Anexo. É claro. Correu pelo imenso campus até a casinha de dois andares com telhado pontudo que chamavam de Anexo. Dezesseis meninas ricas e sortudas conseguiam sair da casa principal e se mudar para lá a cada trimestre. Era uma central de festas. Não havia monitoras, ninguém controlando as portas. Era o mais próximo do mundo real a que qualquer uma delas conseguiria chegar até deixar a  república. Ela abriu a porta da frente e chamou o nome de Sel. Alguém respondeu de outro cômodo.
– Acho que ela está na laje.
Demi pegou dois refrigerantes na geladeira e subiu. Num quarto dos fundos, a janela estava aberta. Ela se inclinou através da abertura e olhou para a cobertura da garagem. Lá estava Sel, sozinha, num biquíni de crochê branco mínimo, deitada numa toalha de praia, lendo um romance qualquer. Demi subiu na beirada da janela e cruzou a laje, que todos chamavam de praia preta.
– Oi – disse ela, oferecendo um refrigerante a Sel. – Deixe eu adivinhar: está lendo um romance.
Selena entortou a cabeça e apertou os olhos contra o sol, sorrindo.
O segredo de uma promessa, de Danielle Steel. É muito triste.
– Quer ouvir uma história real de romance?
– Como se você soubesse alguma coisa a respeito. Você não saiu com ninguém desde que chegamos aqui.
– Não é preciso sair com alguém para fazer sexo.
– A maioria das pessoas precisa.
– Eu não sou a maioria das pessoas. Você sabe disso.
– Ok – disse Sel. – Estou super acreditando que você transou.
Demi estendeu uma das toalhas que haviam sido deixadas ali fora e se deitou. Tentando não sorrir, ela olhou para o céu azul e disse:
– Três vezes, para ser exata.
– Mas você tinha ido saber sobre o estágio de verão… – falou Sel, depois arfou e se sentou. – Você não fez isso.
– Você vai dizer que a gente não deve fazer sexo com os professores. Eu acho que na realidade é mais uma recomendação. Uma diretriz. Ainda assim, você não pode contar para ninguém.
– Você transou com o Joseph Jonas.
Demi suspirou com o som da frase.
– Foi o máximo, Selly. Estou falando sério.
– Nossa. O que você fez? O que ele fez? Doeu? Você ficou com medo?
– Eu fiquei com medo – disse Demi baixinho. – No começo, eu só conseguia pensar sobre… você sabe… aquela noite com o Pat. Achei que ia vomitar, ou correr, mas daí ele me beijou.
– E?
– E… eu simplesmente meio que derreti. Ele tirou as minhas roupas antes que eu me desse conta.
– Doeu?
– Doeu, mas não como da outra vez.
Demi ficou surpresa com a facilidade com que de repente falou sobre a noite em que foi estuprada. Pela primeira vez, aquela noite era apenas uma lembrança distante, uma coisa ruim que acontecera quando ela era menina. A gentileza de Joseph havia mostrado a ela que sexo não precisava doer, que podia ser bonito.
– Depois de um tempo, ficou incrivelmente bom. Agora eu sei do que tratam todas aquelas matérias da Cosmopolitan.
– E ele disse que amava você?
Demi riu, mas, no fundo, não tinha tanta graça quanto ela gostaria.
– Não.
– Isso é bom.
Demi não esperava por isso.
– Por quê? Eu não sou boa o bastante para alguém se apaixonar? Isso é só para meninas católicas boazinhas como você?
– Ele é seu professor, Demi.
– Ah, por isso. Eu não me importo com esse tipo de coisa – argumentou, e olhou para a amiga. – Pensei que você fosse vir com romance para cima de mim e me dizer que era uma espécie de conto de fadas.
– Eu preciso conhecê-lo – disse Selena com firmeza.
– Nós não vamos poder sair em casais.
– Então acho que vou segurar vela. Ei, talvez ele ganhe desconto de terceira idade se sairmos para jantar.
Demi riu.
– Vaca.
– Pode ser, mas eu sou uma vaca que quer mais detalhes. Quero saber de tudo. Importa-se se eu tomar notas?
Selena desceu do ônibus e ficou parada na calçada, olhando para o endereço na mão.
Era ali.
As pessoas tinham de desviar dela para passar. Várias esbarraram nela. Ela endireitou os ombros e foi até a porta. Não havia motivo para se preocupar com aquele encontro – com o qual ela vinha se preocupando havia mais de um mês, período em que ela também estava sendo bastante chata. Não havia sido fácil
fazer Demi concordar com aquela noite. Mas, no fim, Selena dissera as palavras mágicas, lançara os dados: Você não confia em mim? Depois disso, faltara apenas marcar a data. Assim, naquela noite quente de primavera, ela estava indo na direção de um prédio que parecia um bar, numa missão para salvar a melhor amiga de cometer o maior erro da vida. Dormir com um professor. Sinceramente, o que de bom poderia sair disso?
Dentro do Last Exit on Brooklyn, Selena se viu num mundo diferente de qualquer outro que vira antes. Para começar, o lugar era imenso. Devia haver mais de setenta mesas – de mármore ao longo das paredes e outras grandes, de madeira rústica, no centro do salão. Um piano e um pequeno palco pareciam ser o ponto focal de tudo. Na parede ao lado do piano, um pôster envelhecido e ondulado do poema Desiderata chamava a atenção. Siga placidamente, por entre o ruído e a pressa, e lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Não que houvesse paz ou silêncio ali. Ou ar respirável. Havia uma fumaça espessa cinza-azulada pairando no ar, acumulada no pé direito alto. Quase todo mundo estava fumando. Cigarros subiam e desciam por todo o salão, presos entre dedos que gesticulavam a cada palavra. Inicialmente, ela não viu mesas vazias; todas estavam cheias de gente jogando xadrez, lendo cartas de tarô ou discutindo política. Havia várias pessoas sentadas em cadeiras ao redor do microfone, dedilhando seus violões. Ela passou por entre as mesas a caminho do fundo do salão. Por uma porta aberta, pôde ver outra área lá atrás cheia de mesas de piquenique, onde havia mais gente sentada, conversando e fumando. Demi estava numa mesa bem ao fundo, enfiada no canto escuro. Quando viu Sel, ela se levantou e acenou. Selena passou por uma mulher que fumava um cigarro de cravo e contornou uma coluna. Foi quando o viu. Joseph Jonas. Ele estava longe de ser o que ela esperava. Estava atirado na cadeira, com uma das pernas estendidas. Mesmo com toda aquela fumaça e à sombra, ela pôde ver quanto era bonito. E não parecia velho. Cansado, talvez, mas num sentido de cansado da vida. Como um atirador ou astro de rock envelhecido. Deu um sorriso que começou lentamente, franzindo os olhos, e, naqueles olhos, ela viu uma compreensão que a surpreendeu, que fez com que ela se desequilibrasse. Ele sabia por que ela estava ali: a melhor amiga indo evitar que a outra cometesse um grande erro saindo com o homem errado.
– Você deve ser Joseph – disse ela.
– E você deve ser Selly.
Ela hesitou com o uso inesperado de seu apelido. Foi uma forma de fazê-la lembrar que Joseph também conhecia Demi.
– Sente-se – convidou Demi. – Vou chamar uma garçonete.
Ela se levantou e saiu antes que Selena pudesse impedi-la.
Selena olhou para Joseph; ele olhou para ela sorrindo, como se os dois compartilhassem um segredo.
– Lugar interessante – falou, para puxar conversa.
– É tipo um bar sem cerveja – disse ele. – O tipo de lugar em que podemos mudar quem somos.
– Eu achei que a mudança começasse de dentro.
– Às vezes. Às vezes somos forçados a ela.
Aquelas palavras o deixaram com uma expressão sombria, com algum tipo de emoção. De repente, ela se lembrou da história dele, da carreira incrível que havia perdido.
– Você seria demitido da universidade se descobrissem sobre Demi, não seria?
Ele dobrou a perna e se endireitou na cadeira.
– Então é assim que você quer jogar. Tudo bem. Eu gosto das coisas diretas. Sim. Seria o fim desta carreira também.
– Você é algum tipo de viciado em perigo?
– Não.
– Já dormiu com alunas antes?
Ele riu.
– De jeito nenhum.
– Então por quê?
Ele olhou para os lados, para Demi, que estava no bar lotado, tentando fazer um pedido.
– Você, entre todas as pessoas do mundo, não deveria precisar perguntar isso. Por que ela é a sua melhor amiga?
A resposta a deixou sem fôlego.
– Ela é especial.
– Exatamente.
– Mas e a carreira dela? Ela estaria acabada se soubessem que está com você. Diriam que ela só se formou por dormir com o professor.
– Muito bem, Selly. Você deve mesmo cuidar dela. Ela precisa disso. Ela é… frágil, a nossa Demi.
Selena não sabia o que a incomodava mais – ele descrever Demi como frágil ou a forma como disse nossa Demi.
– Ela é um rolo compressor. Eu não a chamo de Tempestade Tropical Demi por acaso.
– Isso é por fora. Para se exibir.
Selena se atirou para trás, surpresa.
– Você se importa com ela.
– O que é péssimo, imagino. O que você vai dizer a ela?
– Sobre o quê?
– Você veio aqui para encontrar uma forma de convencê-la a não sair mais comigo, não foi? Você certamente pode dizer que eu sou velho demais. Ou o principal: sou o professor dela. É bom que saiba que eu bebo demais também.
– Você quer que eu diga tudo isso a ela?
Ele olhou para Sel.
– Não, eu não quero que você diga tudo isso a ela.
Atrás deles, um jovem com cabelos desalinhados e calças amarfanhadas foi para a frente do microfone. Ele se apresentou como Kenny Gorelick e começou a tocar um saxofone. A canção era extremamente romântica e cheia de vida. Por alguns instantes, o volume das conversas diminuiu. Selena se sentiu envolvida pela música, transportada por ela. Aos poucos, porém, a música virou ruído de fundo, e ela olhou para Joseph. Ele a estava examinando atentamente. Ela entendeu quanto aquela conversa e Demi significavam para ele. Isso virava a mesa. Ela se surpreendeu pela rapidez dessa virada. Agora, sentada ali, estava
preocupada que Demi arruinasse aquele homem, que, francamente, parecia não ter forças para suportar outro golpe assim. Antes que ela pudesse responder à pergunta que ele havia feito, Demi estava de volta, arrastando uma garçonete de cabelos roxos com ela.
– E então – disse ela, franzindo a testa e um pouco sem fôlego –, já ficaram amigos?
Joseph foi o primeiro a olhar para ela.
– Ficamos.
– Excelente – disse Demi, sentando no colo dele. – Agora, quem quer uma torta de maçã?
Joseph as deixou a duas quadras da república, numa rua escura cheia de velhas casas de pensão habitadas por estudantes que não prestavam atenção ao que jovens de repúblicas faziam ou deixavam de fazer.
– Foi bom conhecer você – disse Sel, pegando a bolsa e saindo do carro.
Ficou parada na calçada esperando que Demi terminasse de beijá-lo. Afinal, Demi saiu do carro e acenou enquanto o Ford Mustang preto de Joseph se afastava.
– E então? – perguntou ela de repente, virando-se para Sel. – Ele é lindo, não é?
Selena assentiu com a cabeça.
– E como é.
– E bacana, né?
– Definitivamente bacana.
Ela começou a caminhar, mas Demi a segurou pela manga, fazendo-a parar e dar meia-volta.
– Você gostou dele?
– É claro que gostei. Ele tem um ótimo senso de humor.
– Mas…?
Selena mordeu o lábio, tentando ganhar tempo. Ela não queria magoar Demi nem irritá-la, mas que tipo de amiga ela seria se mentisse? A verdade era que havia gostado de Joseph e acreditava que ele realmente gostava de Demi. Era também verdade que ela tivera um mau pressentimento sobre aquele relacionamento e conhecê-lo só havia piorado as coisas.
– Qual é, Selly, você está me assustando.
– Eu não ia dizer nada, Demi, mas como você está me obrigando… Eu não acho que você deva sair com ele.
Depois que sua opinião derrubou a barreira, ela não conseguiu mais parar. – Quero dizer, ele está com 31 anos. Tem ex-mulher e uma filha de 4 anos que nunca vê. Você não pode ser vista em público com ele, senão ele é demitido. Que tipo de relacionamento é esse? Você está perdendo os seus anos de faculdade.
Demi deu um passo para trás.
– Perdendo meus anos de faculdade? Você se refere a ir a festas com fantasias taitianas para virar cerveja? Ou sair com caras como os nerds que você parece escolher, quase todos só um pouco mais inteligentes do que uma porta?
– Talvez a gente deva concordar em discordar.
– Você acha que eu estou com ele por causa da minha carreira, não é? Para tirar notas mais altas ou conseguir uma vaga na emissora de TV?
– E não está? Nem um pouquinho?
Selena soube imediatamente que não devia ter dito isso.
– Eu sinto muito – disse ela, estendendo a mão para a amiga. – Eu não quis dizer isso.
Demi se afastou.
– É claro que quis. A Srta. Perfeitinha com a melhor família e as notas máximas. Eu nem sei por que você anda comigo, uma vadia carreirista.
– Espere! – gritou Sel.

Mas Demi já saíra correndo pela rua escura.

Um comentário: